
O presidente italiano, Sergio Mattarella, elogiou a decisão do júri do Prêmio Zayed para a Fraternidade Humana de homenagear o histórico acordo de paz entre a República do Azerbaijão e a República da Armênia como o vencedor do prêmio de 2026, reafirmando o apoio “tangível e ativo” da Itália ao processo de paz entre os dois países.
Em mensagem escrita entregue em seu nome por Lorenzo Fanara, embaixador da República Italiana nos Emirados Árabes Unidos, o presidente italiano afirmou que “a perseverança e o compromisso político dos dois líderes que homenageamos tornaram possível lançar as bases para uma nova fase nas relações entre o Azerbaijão e a Armênia, após décadas de confrontos amargos e, por vezes, sangrentos”.
Ele expressou seu apreço pelo papel da comunidade internacional no apoio ao processo de paz, observando que a cúpula trilateral realizada em agosto passado na Casa Branca representou a mais recente manifestação desse apoio e contribuiu para alcançar “passos históricos em frente”.
![]()
O presidente italiano destacou que a “determinação e visão” demonstradas pelo presidente Ilham Aliyev, do Azerbaijão, e por Nikol Pashinyan, primeiro-ministro da Armênia, em seus esforços para promover a paz e a reconciliação, não apenas entre os dois Estados, mas também entre seus povos, contribuiriam para tornar as relações “mais tranquilas”. Ele descreveu esse caminho como “difícil, mas essencial após décadas de sofrimento”.
Ele acrescentou que homenagear o acordo de paz por meio do Prêmio Zayed para a Fraternidade Humana “fornece mais um testemunho da contribuição decisiva feita por ambas as partes, abrindo caminho para a futura assinatura de um acordo de paz entre o Azerbaijão e a Armênia”.
Ele expressou a esperança de que isso sirva como “uma porta de entrada para benefícios tangíveis para ambos os países e para toda a região do Cáucaso do Sul”, observando que a Itália, que “sempre trabalha para consolidar a harmonia, a estabilidade e o desenvolvimento na região”, continua a fornecer seu “apoio tangível e ativo” para atingir esse objetivo.
Por sua vez, o juiz Mohamed Abdelsalam, secretário-geral do Prêmio Zayed para a Fraternidade Humana, expressou o reconhecimento do prêmio ao presidente Sergio Mattarella por seu firme compromisso com os valores da paz, do diálogo e da dignidade humana.
Ele também elogiou o apoio contínuo da Itália ao prêmio e às iniciativas que promovem a fraternidade humana em níveis regional e global.
Agência de Notícias dos Emirados
Fuente de esta noticia: https://www.diplomaciabusiness.com/italia-elogia-homenagem-ao-azerbaijao-com-o-premio-zayed-pela-paz-com-a-armenia/
También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: Telegram Prensa Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1
También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: https://t.me/prensamercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://www.whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1W
