
As buscas por Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, entraram em seu quarto dia. O rapaz se perdeu na última quinta-feira, dia 1º de janeiro, na trilha que leva ao Pico Paraná. Ele havia passado o réveillon com uma amiga na trilha e assistiu ao primeiro nascer de Sol de 2026 no alto da montanha.
Para tentar encontrar o jovem, o Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) está utilizando um helicóptero equipado com câmera térmica neste domingo, dia 4. O equipamento é capaz de captar o calor emitido por pessoas, animais e objetos, transformando as variações de temperatura em imagens visíveis, que podem ajudar a encontrar o rapaz desaparecido.
O equipamento é fundamental neste momento, explicou o major Ícaro Gabriel Greinert, do GOST, porque Roberto não deve estar em uma trilha conhecida. Ou seja, o mais provável é que ele tenha entrado na mata fechada e lá se perdido, já que todas as trilhas foram vasculhadas nos últimos dias pelos bombeiros e montanhistas voluntários.
‘Todas as trilhas que ele pudesse estar machucado ou perdido já foram batidas. Então, na nossa avaliação, ele não está mais numa área de trilhas, e sim em área de mato’, explicou o comandante do Gost, destacando que essa fase da operação de busca é bastante complexa.
Além disso, os bombeiros também não descartam a hipótese do rapaz estar ferido em algum local, com dificuldades de se locomover. Até por isso escaladores foram convocados para auxiliar nas buscas, na tentativa de descobrir se Roberto poderia ter caído em algum lugar enquanto descia a trilha que leva ao Pico Paraná.
Quando se perdeu, o jovem estava com apenas uma lanterna e um facão. O celular dele havia estragado durante a noite de réveillon, quando Roberto e a amiga seguiam até o A1, onde ficaram acampados. Além disso, os dois também fizeram a caminhada do A1 até o cume do Pico Paraná sem carregar água ou comido, deixando os suprimentos no acampamento. A ideia era fazer a subida final até o ponto mais alto da montanha com o mínimo de peso, o que reduziria o esforço físico.
Mais de 80 pessoas auxiliam nas buscas
Voluntários do Corpo de Socorro em Montanha, o cosmo, e do Clube Paranaense de Montanhismo, o CPM, auxiliam o Corpo de Bombeiros nas buscas por Roberto na Serra do Mar. No total, são 65 voluntários e 19 bombeiros atuando na operação de resgate, que conta ainda com duas aeronaves e um drone, operado a partir do cume do Pico Paraná.
Fuente de esta noticia: https://www.bemparana.com.br/noticias/parana/bombeiros-acreditam-que-rapaz-que-se-perdeu-no-pico-parana-esta-em-area-de-mata-fechada-e-possivelmente-ferido/
************************************************************************************************************
También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: Telegram Prensa Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: https://t.me/prensamercosur Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://www.whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1W
