
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Emirados Árabes Unidos cresceu 5,1% em relação ao ano anterior nos primeiros nove meses de 2025, atingindo aproximadamente AED 1,4 trilhão, disse o Ministro da Economia e Turismo, Abdulla bin Touq Al Marri, na sexta-feira.
O crescimento foi impulsionado por um setor não petrolífero robusto, que cresceu 6,1% durante o mesmo período, ultrapassando AED 1 trilhão, de acordo com dados do Centro Federal de Competitividade e Estatísticas (FCSC).
O ministro atribuiu o desempenho à mudança do país em direção a uma economia diversificada e baseada no conhecimento, bem como a um ambiente legislativo e empresarial competitivo, em consonância com a visão “Nós, os Emirados Árabes Unidos, 2031”, que visa duplicar o PIB do país para 3 trilhões de dirhams na próxima década.
Os dados do centro mostraram que as atividades financeiras e de seguros lideraram o crescimento setorial, com 9%, seguidas pela construção civil, com 8,7%, pelo setor imobiliário, com 7,9%, e pelo setor manufatureiro, com 6,9%.
Em termos de contribuição total para o PIB não petrolífero, o comércio por atacado e a retalho manteve-se como o maior componente, com 16,1%. O setor da indústria transformadora seguiu-se com 13,9%, seguido pelos serviços financeiros e pela construção, com 13,5% e 11,9%, respetivamente.
Hanan Ahli, Diretora-Geral da FCSC, afirmou que os resultados destacam a resiliência do modelo econômico dos Emirados Árabes Unidos em meio às mudanças globais. Ela observou que a integração de tecnologias avançadas e inteligência artificial aos sistemas estatísticos nacionais aprimorou a eficiência das políticas públicas e o planejamento do desenvolvimento.
Agência de Notícias dos Emirados
Fuente de esta noticia: https://www.diplomaciabusiness.com/o-pib-nao-petrolifero-dos-emirados-arabes-unidos-cresce-61-nos-primeiros-nove-meses-de-2025/
También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: Telegram Prensa Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1
También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: https://t.me/prensamercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://www.whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1W
