
A promoção e a proteção dos direitos humanos constituem uma prioridade central das políticas externas da França e da Alemanha. Criado em 2016, o Prêmio Franco-Alemão de Direitos Humanos e do Estado de Direito tem como objetivo valorizar o engajamento conjunto dos dois países nessa área e apoiar o trabalho de defensoras e defensores dos direitos humanos em todo o mundo.
O prêmio é concedido anualmente pelas duas embaixadas a personalidades que se destacam na liderança, defesa e promoção dos direitos fundamentais ou em iniciativas que fortalecem o Estado de Direito, no país de origem ou no cenário internacional.
Na sua última edição, o prêmio homenageia Andréia Coutinho Louback, uma das principais vozes e referências da temática de justiça climática e socioambiental no Brasil e no mundo. Um dos seus principais feitos dos últimos anos foi a idealização e fundação do primeiro Centro Brasileiro de Justiça Climática (CBJC), uma organização da sociedade civil que trabalha prioritariamente na intersecção da agenda climática com justiça racial para influenciar políticas públicas antirracistas a nível local, regional e nacional.
Graduada em Jornalismo pela PUC-Rio e com mestrado em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET/RJ, Andréia se destaca por sua atuação pioneira na articulação da comunicação, ensino e pesquisa entre clima, direitos humanos, igualdade racial, gênero e justiça social. Sua trajetória inclui a promoção de debates internacionais sobre justiça climática, a produção de análises críticas sobre os impactos do clima em populações vulneráveis e o fortalecimento de uma nova geração de lideranças da sociedade civil, em especial mulheres e jovens negros e afrodescendentes.
Em um contexto marcado por fortes desigualdades sociais e estruturais, o trabalho de Andréia Coutinho Louback contribui para visibilizar e fortalecer o combate ao racismo ambiental, ampliando a participação de grupos historicamente marginalizados.
Andréia Coutinho – Nos últimos anos, Andréia passou pelas principais universidades do mundo, como Harvard, Columbia, UC Davis, Oxford, USP e PUC-Rio e PUCRS para lecionar, palestrar e apresentar o trabalho do CBJC. No último ano, teve a oportunidade de fazer um discurso na sede da Organização Nações Unidas (ONU), em Nova York, onde representou o Brasil na pauta de justiça climática. Além disso, já foi speaker em um TEDx, que é fortemente divulgado em escolas, universidades e outros espaços de saber e conhecimento.
Fonte: Embaixada da França no Brasil.
Diplomacia Business
Fuente de esta noticia: https://www.diplomaciabusiness.com/premio-franco-alemao-de-direitos-humanos-e-do-estado-de-direito-e-concedido-a-andreia-coutinho-louback/
También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: Telegram Prensa Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1
También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: https://t.me/prensamercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://www.whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1W
ESPACIO PUBLICITARIO
