
Quando o tempo fecha na praia, a primeira reação é desanimar. Afinal, provavelmente não tem como aproveitar a areia e o mar sem sol. Mas o litoral paranaense tem muitas outras opções de atividades, até mesmo com chuva. Cada cidade apresenta atrações variadas, sem contar com a agenda do Verão Maior Paraná, produzido pelo Governo do Estado com pedidas gratuitas.
Centros históricos
A costa paranaense é cheia de história. Antonina e Morretes, por exemplo, contam com seus centros históricos. Casarões com mais de cem anos mantém fachadas que resgatam a colonização, do ciclo do ouro à fase da erva-mate. A ponte sobre o Rio Nhundiaquara é parada obrigatória em Morretes, construída em 1912 e restaurada em 2002. Igrejas com centenas de anos também se destacam nessas cidades, como a Igreja da Nossa Senhora do Rosário em Paranaguá, finalizada no século XVIII.
Restaurantes
Pratos típicos e ingredientes locais fazem parte da cozinha paranaense. A ostra criada no Paraná já chamou atenção de especialistas internacionais. Entre Matinhos e Guaratuba, tem um “Roteiro das Ostras“, na Estrada do Cabaraquara, com vários restaurantes e criadouros, como o premiado Ostra Viva. Em Morretes, também tem o Barreado, prato de carne cozida por mais de oito horas em panela de barro selada, servida com banana e farinha. Vários restaurantes, como Ponte Velha, servem esse clássico. Em Guaraqueçaba, pode-se provar a cachaça de cataia, planta que dá um leve formigamento na língua e atiça o paladar na degustação. Há, por exemplo, o Toca da Cataia, restaurante em meio à floresta, com cataia e pratos regionais.
Trilhas leves
Se o clima estiver feio, mas sem previsão de chuva, pode-se fazer alguma das trilhas leves nos municípios litorâneos. Por exemplo, o Morro do Boi em Caiobá, que dá acesso à Praia dos Amores. No Parque Estadual Rio da Onça, em Matinhos, há caminhadas de menos de 2 km em áreas planas, com vistas como do Mirante das Bromélias.
Cafés
A pausa da tarde é bem acompanhada de um bolinho com café. Opções criativas e cheias de sabor povoam o litoral do estado. Inaugurada no ano passado, a Doisde Café tem uma decoração bem diferente, como se fosse um desenho 2D. O cardápio da casa, que fica em Paranaguá, traz sanduíches, capuccino de pistache e muitos bolos. Em Guaratuba, tem a Odara Cafés Especiais, que serve desde espresso até prensa francesa e conta com um espaço cheio de plantas. O Uai Piá mistura a cultura mineira com a paranaense em Pontal do Paraná. Tem até pão de queijo recheado com linguiça Blumenau.
Museus e espaços culturais
Quem deseja saber mais sobre a cultura paranaense, aprende em seus variados museus. Paranaguá abriga o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, com acervo de cultura popular e arqueologia. Pontal do Paraná tem um Museu Marinho com coleções de animais marinhos. Também em Paranaguá, existe o Aquário, no Centro Histórico, com vivências educativas e várias espécies.
Shows, esportes e atrações infantis
Além das atrações de cada cidade, o litoral tem ainda o Verão Maior Paraná. São atividades gratuitas que passam por cultura e esporte em vários pontos da costa paranaense. Matinhos e Pontal do Paraná contam com os palcos de destaque, com shows como Ana Castela (30/01 em Matinhos), Murilo Huff (31/01 em Pontal) e Inner Circle (31/01 em Matinhos). Paranaguá receberá eventos esportivos como Fight Night Show (07/03), com atletas das artes marciais se enfrentando em uma estrutura profissional. As crianças aproveitam a escolinha de surf em Guaratuba (de 30/01 a 01/02). No site, a programação completa com outras atividades pode ser confirmada.
Verão Maior Paraná
A programação do Verão Maior Paraná 2026 é totalmente gratuita e promovida pelo Governo do Paraná. Centenas de atividades estão na programação, como shows internacionais, nacionais e de artistas do estado, atividades culturais e esportivas e ações educativas. Exposições, oficinas criativas, brincadeiras e ações lúdicas também movimentam o litoral. Confira a programação completa no site.
SERVIÇO – VERÃO MAIOR PARANÁ 2026
Quando: de 18 de dezembro de 2025 a 08 de fevereiro de 2026
Onde: litoral do Paraná
Quanto: programação inteiramente gratuita
Informações: no site oficial do evento.
Publicado por: Brunow Camman
Fuente de esta noticia: https://curitibacult.com.br/o-que-fazer-no-litoral-do-parana-quando-o-tempo-fecha/
También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: https://t.me/prensamercosur Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://www.whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1W
ESPACIO PUBLICITARIO
