
Em sua primeira visita oficial à Santa Sé e à Itália, o novo Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Barham Salih, elogiou a visão de Sua Santidade, o Papa Leão XIV, de trabalhar em prol da paz global e reconheceu a contribuição da Itália aos valores humanitários e aos esforços multilaterais, durante reuniões com o presidente da República, Sergio Mattarella, e a primeira-ministra, Giorgia Meloni.
Em um contexto global cada vez mais marcado por conflitos e violência — deixando mais de 117 milhões de pessoas deslocadas à força, quase o dobro do número de uma década atrás — Salih elogiou o empenho do Papa Leão XIV pela paz, baseado no diálogo, no respeito ao direito internacional e na proteção dos civis. Ele também expressou profunda preocupação com os conflitos ao redor do mundo e as violações generalizadas dos direitos humanos que continuam a causar deslocamentos, ressaltando a necessidade de se reforçar a cooperação entre os Estados para salvaguardar a proteção dos refugiados.
“Estamos em total harmonia com Sua Santidade e com a Santa Sé quanto à necessidade de enfrentar os complexos desafios humanitários globais e proteger as pessoas que fogem de guerras e perseguições”, afirmou Salih. “Nossa cooperação com a Santa Sé é fundamental, reconhecendo seu papel moral, diplomático e operacional vital na promoção da solidariedade e de soluções duradouras para os refugiados.”
Salih também se reuniu com o arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais da Secretaria de Estado da Santa Sé. Eles reafirmaram o compromisso de longa data com a cooperação entre o ACNUR e a Santa Sé, baseado em princípios comuns.
Em Roma, o Alto Comissário foi recebido pelo presidente da República, Sergio Mattarella. Salih expressou sua gratidão pelo compromisso pessoal e institucional com os valores humanitários, a cooperação internacional e o apoio às pessoas vulneráveis. O Alto Comissário compartilhou atualizações sobre as principais crises de deslocamento, como o conflito no Sudão, os trabalhos desenvolvidos na Síria em meio às perspectivas de retorno, a Ucrânia e a prolongada crise dos rohingyas, ressaltando a importância do diálogo com a Itália como parceira fundamental na proteção e nas soluções para pessoas refugiadas, deslocados internos e apátridas.
Durante sua conversa com a primeira-ministra Giorgia Meloni, o Alto Comissário expressou sua solidariedade às pessoas afetadas pelas enchentes na Sicília. Ele elogiou a Itália por seu contínuo envolvimento internacional, inclusive por meio do Processo de Roma e do Plano Mattei, bem como por seu apoio ao ACNUR. Em um momento de crescente pressão sobre os orçamentos humanitários, a Itália envia um forte sinal de solidariedade à proteção internacional.
Salih reafirmou o papel do ACNUR como parceiro construtivo em matéria de deslocamento forçado e expressou sua confiança de que a parceria com a Itália pode ajudar a reafirmar a importância dos princípios humanitários diante dos atuais desafios globais, por meio de uma abordagem baseada em valores e orientada para soluções. Nesse sentido, ele elogiou a liderança da Itália na promoção de caminhos seguros e legais, incluindo caminhos humanitários, educacionais e trabalhistas apoiados por empresas, instituições acadêmicas e sociedade civil italianas, como um modelo que promove proteção, oportunidades econômicas e coesão social.
“Quando os refugiados são protegidos e incluídos e quando aproveitamos sua criatividade e talento, eles podem reconstruir e contribuir para as sociedades que os acolhem. Essa é a direção a seguir”, acrescentou Salih.
Salih foi eleito pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque e assumiu o cargo em 1 de janeiro de 2026, sucedendo a Filippo Grandi. Ele traz para o seu mandato uma vasta experiência política e diplomática internacional a nível sênior, inclusive em situações de crise e processos de diálogo complexos, o que irá apoiar o trabalho do ACNUR na proteção dos refugiados, na defesa do direito internacional e na promoção de soluções duradouras.
Fonte: ACNUR.
Diplomacia Business
Fuente de esta noticia: https://www.diplomaciabusiness.com/alto-comissario-do-acnur-elogia-a-visao-de-paz-do-papa-leao-xiv-e-sauda-o-compromisso-da-italia-com-a-cooperacao-internacional/
También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: https://t.me/prensamercosur Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://www.whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1W
