
Uma das características mais marcantes das celebrações de final de ano são os fogos de artifício. Com o céu iluminado, dezembro representa uma alta expressiva nas vendas do produto, movimentando o setor pirotécnico na capital paranaense. Este ano não será diferente e os comerciantes já estão sentindo o aumento.
“O mês inteiro tem maior procura e fica maior perto do Natal”, diz Leandro Lanza, proprietário da Lanza Shows e Fogos. O comerciante destaca que a procura de fogos em sua loja cresceu em pelo menos 80% comparado com novembro. “Os mais populares são os fogos coloridos”, destaca Lanza.
De acordo com Rud Aymoré Gazabin, Presidente Associação Industrial e Comercial de Fogos de Artifício do Paraná (Aincofapar), 96% das vendas anuais de comércios de fogos de artifício são realizadas dos dias 20 ao 31 de dezembro. O aumento atordoante acontece em somente 11 dias, provando a força das celebrações. Aymoré cita que o sucesso “vem se mantendo estável nos últimos 5 anos”, com vendas seguindo o mesmo padrão de grandes aumentos nos finais de ano. Aymoré diz também que a bateria mais vendida no Paraná durante o período é a 468 show de cores, encontrada por em torno de R$ 400 ao redor do estado.
Já Isabel Cristina, da Fogos Lider Curitiba, comenta que a procura na loja foi menor comparada aos outros anos, com clientes optando por produtos mais baratos. Mesmo assim, Cristina diz que os líderes de venda para o final do ano na loja são “Fogos de ruídos baixos e produtos infantis que não precisam de fogo”
Fogos de artifício com ruídos baixos
Aymoré salienta que, mesmo que todos os fogos façam barulho, há diversas opções para uma comemoração que não vai aborrecer os cães da vizinhança. “Muitas lojas têm as opções homologadas por decibéis”, ou seja, catalogadas pelo barulho que fazem. Fogos ao som de tiro são proibidos em Curitiba, por isso, a Aincofapar idealizou um sistema de selos para separar o que é ou não permitido durante o fim de ano. Fogos com o selo verde têm a venda liberada em municípios com restrições parecidas com a da capital, e focam nas cores e beleza visual da pirotecnia. Já os foguetes com selo vermelho não podem ser soltos na cidade.
Desde 2020, a capital paranaense proíbe “quaisquer tipos de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos de alto impacto ou com efeitos de tiro”, conforme a lei municipal de número 15.585. Desde então o setor de fogos na cidade teve de se adaptar.
Segurança dos fogos
O presidente da Aincofapar avisa que a compra de fogos deve ser feita com atenção à qualidade da loja. Comércios devidamente legalizados, licenciados e conhecidos são a preferência para manter a segurança durante as festas de fim de ano. Se a loja parecer imprópria para a venda dos foguetes, o consumidor pode pedir a licença do comércio da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura. Caso não possua alguma destas licenças, a loja é clandestina.
*João Marcelo Simões, especial para o Bem Paraná, sob supervisão de Mario Akira
Para evitar acidentes, é preciso saber manusear fogos
Tradicionalmente usados em celebrações e festividades os fogos de arifício exigem cuidados no maniseio. Acidentes como queimaduras, incêndios e pânico provocados pelos estampidos são comuns nessa época do ano entre as pessoas que utilizam fogos de artifício.
No período festivo também aumentam os casos de acidentes envolvendo a utilização desse tipo de material. O uso inadequado desses artefatos explosivos pode resultar em acidentes graves e danos à propriedade.
Veja dicas do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR)
- Somente adquira fogos de artifícios em locais devidamente autorizados pelo Corpo de Bombeiros, pois estão liberados para comercialização dos respectivos produtos e sempre confira o certificado de garantia;
- Leia atentamente o rótulo de segurança e data de validade dos artefatos no momento da compra e durante sua utilização;
- Mantenha caixas de fósforos e/ou isqueiros em locais fora do alcance das crianças;
- Nunca solte fogos em ambientes fechados, e quando o fizer em ambientes abertos, atente para sua segurança e a dos outros. Obedeça rigorosamente as instruções da embalagem;
- Ingestão de bebida alcoólica e fogos não combinam;
- Para a queima de rojões utilize um suporte adequado e o mantenha fora do alinhamento do seu corpo, bem como sua projeção inclinada para uma área segura;
- Cuidado com o efeito retardado. Os fogos podem falhar temporariamente; se isso ocorrer considere o artefato ativo;
- Não acenda bombas na mão, utilize uma base segura e o acenda com segurança;
- Não coloque o artefato em bolsos;
- Evite soltar fogos próximos a rede de energia elétrica, a hospitais e a locais de concentração de público;
- Em caso de queimaduras, procure aliviar a dor imergindo a parte afetada em água potável e se necessário procure imediatamente auxílio médico. Caso precise, entre em contato no 193. A ligação é gratuita.
Pets
- Nos animais, os principais problemas causados em decorrência do barulho de fogos de artifício são reações comportamentais como estresse e ansiedade. Há casos que se resolvem apenas com o uso de sedativos ou podem culminar em danos físicos e até morte.
Fuente de esta noticia: https://www.bemparana.com.br/noticias/parana/venda-de-fogos-de-artificiodecola-no-fim-de-ano-em-curitiba/
************************************************************************************************************
También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: Telegram Prensa Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: https://t.me/prensamercosur Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://www.whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1W
