
Maria Aparecida Cardoso Guimarães, conhecida como Cida Guimarães, pioneira do basquete brasileiro, morreu aos 95 anos, neste sábado. A causa da morte não foi divulgada.
Ícone do basquete
A ex-pivô foi um dos principais nomes da seleção brasileira de basquete durante a década de 1950. A notícia do falecimento foi confirmada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
A atleta conquistou dois títulos sul-americanos em 1954 e 1958 representando o Brasil. O currículo na seleção inclui ainda duas medalhas de prata e uma de bronze na mesma competição continental. Em Jogos Pan-Americanos, Cida subiu ao pódio com uma prata e um bronze.
Cida Guimarães pertencia a uma família com trajetória consolidada na modalidade esportiva. Ela chegou a atuar na equipe nacional ao lado da irmã, Maria Helena Cardoso, que fez história como jogadora e técnica. Natural de Descalvado (SP), a ex-pivô teve quatro filhos.
Um de seus filhos é o ex-armador Ricardo Cardoso Guimarães, o Cadum, campeão pan-americano em 1987. Ele seguiu os passos da mãe e disputou quatro edições consecutivas dos Jogos Olímpicos entre 1980 e 1992. A família é referência na história do basquete paulista e nacional.
:strip_icc()/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2016/07/18/maria-helena.jpg)
LEIA A NOTA DE PESAR DA CBB
O basquete brasileiro perdeu neste sábado uma de suas primeiras estrelas, dentro e fora de quadra. Nos deixou Maria Aparecida Cardoso Guimarães, a Cida.
Bicampeã Sul-Americana com a Seleção Brasileira em 1954 e 1959*, Cida ajudou a construir um caminho sólido para as novas gerações que viriam depois, rompendo preconceitos e conquistando espaço e títulos!
Cida iniciou a caminhada de uma família basqueteira, e é mãe do nosso querido Cadum Guimarães, Eduardo, Ângela e Márcia, além de irmã de Maria Helena Cardoso.
Nossas condolências aos amigos e familiares. Cida é um exemplo de garra, talento e amor ao basquete e à vida!
Fuente de esta noticia: https://www.bemparana.com.br/esporte/morre-cida-guimaraes-bicampea-sul-americana-e-pioneira-do-basquete/
************************************************************************************************************
También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: Telegram Prensa Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: https://t.me/prensamercosur Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://www.whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1W
