
Em sua primeira visita à África como secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Yvette Cooper anunciou o fortalecimento da atuação britânica para enfrentar a migração ilegal, com foco em prevenção, cooperação policial e aceleração de retornos. A iniciativa ocorre diante do aumento da participação de nacionais do Chifre da África — especialmente de Etiópia, Eritreia, Somália e Sudão — nas travessias irregulares rumo ao Reino Unido e à Europa.
Segundo o governo britânico, cerca de 30% das chegadas por pequenas embarcações nos últimos dois anos envolveram cidadãos desses países. A estratégia inclui ampliar parcerias com países de origem e trânsito, combater redes criminosas de tráfico de pessoas e investir na criação de empregos para reduzir os fatores econômicos que impulsionam a migração.
Durante a visita, Cooper se reuniu com autoridades etíopes e com a empresa de telecomunicações Safaricom, apoiada por investimentos britânicos, além de assinar um Acordo Conjunto de Desenvolvimento para dois projetos de transmissão de energia avaliados em mais de US$ 400 milhões. Também foi firmado um memorando de entendimento sobre o Ethiopia Investment Advisory Facility II, principal parceria econômica do Reino Unido com a Etiópia.
A cooperação inclui apoio financeiro e técnico às forças de segurança etíopes para investigar redes de contrabando de migrantes, melhorar o compartilhamento de informações e acelerar a repatriação de cidadãos sem direito de permanência no Reino Unido. A agenda abrange ainda o diálogo com a União Africana sobre prevenção de conflitos e estabilidade regional, diante do impacto da guerra e da perseguição forçada nos fluxos migratórios.
Como parte do pacote, o Reino Unido anunciou novos aportes humanitários na Etiópia, incluindo £5 milhões para combater a violência contra mulheres e meninas, £4 milhões para assistência a crianças com desnutrição severa por meio do UNICEF e £8 milhões para ações do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, voltadas a água potável, segurança alimentar e serviços de saúde.
As medidas integram a nova “Abordagem África” do governo britânico, que busca estabelecer parcerias modernas baseadas em crescimento econômico, investimento, segurança e prosperidade compartilhada.
*É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Diplomacia Business
Fuente de esta noticia: https://www.diplomaciabusiness.com/reino-unido-reforca-parceria-com-etiopia-para-combater-migracao-ilegal-e-crime-transnacional/
También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: Telegram Prensa Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1
También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: https://t.me/prensamercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://www.whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1W
ESPACIO PUBLICITARIO
