
O Centro de Curitiba também é centro de gastronomia de todos os tipos, dos menus consagrados a experimentais, de endereços históricos a novos estabelecimentos que trazem diferentes sabores. O Bem Paraná listou 24 restaurantes imperdíveis no Centro de Curitiba.
Ainda que muita coisa — ou até mesmo quase tudo — tenha mudado ao longo de 95 anos, há outras que permanecem, que resistem. Uma delas é o Bar Palácio, inaugurado há 95 anos e em funcionamento até hoje, na Rua André de Barros, número 500, no Centro da cidade. À época de sua fundação, no ano de 1930, o estabelecimento se chamava Café e Restaurante Palácio e funcionava num outro local, na Rua Barão do Rio Branco, em frente ao então Palácio do Governo do Estado, em cujo prédio hoje funciona o Museu da Imagem e do Som do Paraná — fato que explica a origem do nome da casa de carnes. Em localização privilegiada, a casa atendia a clientela das 18 horas de um dia às 7 horas da manhã seguinte, recebendo durante o horário de funcionamento diferentes tipos de público e sendo um dos poucos estabelecimentos da cidade que adentravam a madrugada, características que o fizeram passar a ser chamado de Bar Palácio. Desde a década de 1990, o restaurante funciona na Rua André de Barros, das 19 horas até 1 da madrugada durante a semana e até às 3 da manhã aos finais de semana. Mantém, no entanto, um ótimo cardápio, com destaque, é claro, para as carnes.
Tradição na noite: restaurante Gato Preto
O Gato Preto, para quem não conhece, é um espaço 100% democrático, frequentado por gente de todos os níveis, desde auxiliar de pedreiro e garota de programa até desembargador e artista de renome internacional. O restaurante fica há quase 50 anos no coração de Curitiba, na Rua Ermelino de Leão, e desde sempre o carro-chefe da casa é a costela de forno. O prato, que serve (pelo menos) três pessoas, acompanha arroz, salada de maionese, salada de cebola e tomate, farofa e porção de fritas.
Funcionando todos os dias, das 18 às 7 horas, o Gato Preto assa e vende, semanalmente, 1,2 mil quilos só de costela. Se for contar as outras carnes do cardápio (picanha, mignon, alcatra e outros), chega-se ao número de 1,5 mil quilos por semana.
Para dar conta de tamanha demanda, o trabalho é intenso. A costela fica seis horas num tacho de cozimento. Às 17 horas chegam os cozinheiros para começar a preparar a carne. “O segredo é uma grande quantidade de cuidados e temperos. São três estágios: cozimento, fritadeira para soltar os fios e depois dali vai para o forno para ser liberado para o cliente”, contou em entrevista ao Bem Paraná o empresário Natalino de Jesus Santos, que há mais de duas décadas comanda o Gato Preto.
Lista de restaurantes no Centro de Curitiba consagrados pelo tempo
Bar Palácio (Rua André de Barros, 500),
Bar do Alemão (Rua Dr. Claudino dos Santos, 6
Baviera (Alameda Augusto Stelfeld, 26),
Kibe da Boca (Avenida Luiz Xavier, 68/Galeria Tijucas)
Gato Preto (Rua Des. Ermelino de Leão, 241)
Pote Chopp (Rua José Loureiro, 400
Maneko´s Bar (Alameda Cabral, 19)
Restaurante Imperial (Rua José Loureiro, 111)
Nonna Giovanna (Rua São Francisco, 134)
Restaurante São Francisco (Rua São Francisco, 154),
Pizza Itália (Rua Cândido Lopes, 229)
Armazém Califórnia (Rua Saldanha Marinho, 68).
As surpresas gastronômicos do Centro de Curitiba
O Centro de Curitiba guarda boas novas surpresas. Uma delas é o restaurante Tijolo, que faz parte do multiespaço São Francisco 179, e está localizado no Centro Histórico da Cidade. Ali, numa pequena rua de paralelepípedos, onde ainda se veem na calçada as argolas de amarrar cavalos, funciona um restaurante que te leva ao tempo da delicadeza, com mesas no jardim e salões que guardam marcas de uma antiga fundição de um artista. A comida é gostosa e descomplicada e a música ambiente envolve o público com o melhor da MPB e do jazz, afastando de vez o barulho de sirene, buzinas e do movimento de carros que acontece a poucos metros dali.
O restaurante Tijolo começou a funcionar no final de 2019. O nome é uma metáfora do “tijolo” como o menor dos insumos para a construção de uma obra e, no caso da alimentação, para o preparo de um prato. A proposta do restaurante é ser inclusivo, do atendimento ao público, passando, é claro, pelo cardápio com 40% de opções vegetarianas ou veganas, além das carnes, peixes e massa. O cardápio completo é servido de das 11h30 às 22 horas, de terça a domingo, e um prato especial é servido para o almoço executivo, de terça a sexta das 11h30 as 15h. O empresário Mario Nicolau, proprietário do restaurante, explica que o conceito é baseado no slow food. “Nós oferecemos uma comida saudável, para todos os paladares”, resume.
Entre os novos restaurantes de Curitiba que estão mudando a cena gastronômica do Centro estão:
Destino Existe (Rua Senador Saraiva, 223)
Osteria Lupita (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 15 A
Lynk Gastrô (R. Mateus Leme, 200)
Mercearia Avenida (R. Des. Ermelino de Leão, 46)
Mafalda Bistrô (Rua Tibagi 75)
Everest Mo: Mo House (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 846, loja 2)
Il Barbuto (Alameda Prudente de Moraes, 1.227)
Jokers (Rua São Francisco, 164)
Tijolo CWB (R. São Francisco, 179)
Ginger (R. Saldanha Marinho, 1.220)
Madá (R. Saldanha Marinho, 1.230)
DUQ Eat + Drink (Rua Al. Dr. Carlos de Carvalho, 360).
Fuente de esta noticia: https://www.bemparana.com.br/bem-estar/gastronomia/gastronomia-no-centro-de-curitiba-24-restaurantes-historicos-e-novos-imperdiveis/
************************************************************************************************************
También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: Telegram Prensa Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: https://t.me/prensamercosur Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://www.whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1W
