
A morte da professora Marilene Zazula Beatriz, ocorrido nesta madrugada (1) em Florianópolis, Santa Catarina, gerou grande comoção na comunidade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ela morreu em decorrência de um câncer agressivo.
O velório será realizado a partir de 7 horas desta sexta (2), na Sala Zafira da Capela Vaticano, localizada na Avenida Desembargador Hugo Simas, 26, em Curitiba . Haverá uma cerimônia em homenagem à professora no mesmo local, às 14h. O sepultamento será às 16h, no Cemitério Água Verde.
Professora era atuante na área de economia solidária
Marilene atuava na área de psicologia, no Departamento Acadêmico de Filosofia e Ciências Humanas (DAFCH), e também era docente no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE).
A professora atuou na extensão, na docência e na pesquisa em Economia Solidária, foi presidente do Conselho Municipal de Economia Solidária de Curitiba e trabalhou na fundação da RIU Paraná (Rede Universitária de Entidades de Apoio e Fomento à Economia Solidária). “Sua presença de competência, ética, gentileza e solidariedade foram marcantes para todas as pessoas que com ela conviveram”, relembrou a professora Maria Luísa Carvalho, colega de departamento e na Tecsol, Incubadora de Economia Solidária da UTFPR Curitiba.
A UTFPR Curitiba manifestou solidariedade aos amigos, colegas, estudantes e familiares da professora Marilene.
A Seção Sindical dos Docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (SINDUTF-PR) também manifestou profundo pesar pelo falecimento da professora Marilene. “Marilene era filiada à SINDUTF-PR e parceira da seção sindical, com atuação destacada na coordenação de projetos como a TECSOL – Incubadora de Economia Solidária e a UTFPR Solidária, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da extensão universitária, da economia solidária e do compromisso social da universidade pública”, afirmou o sindicato em nota. “Sua trajetória acadêmica e política foi marcada pelo engajamento ético, pela generosidade, pelo diálogo e pela defesa de práticas coletivas voltadas à justiça social, deixando um legado importante entre colegas, estudantes e parceiros institucionais. A SINDUTF-PR se solidariza com os familiares, amigos, colegas de trabalho e estudantes da professora Marilene, expressando condolências neste momento de dor”.
Marilene era associada da Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária (ABPES desde 2012″. “Bastante ativa em nossas atividades e sempre muito gentil, ela foi integrante da Diretoria Executiva da ABPES entre 2018 e 2024. Junto com o associado Joannes Paulus Silva Forte e a associada Luciana Ferreira da Silva, Marilene organizou e publicou em 2024 o livro ‘A economia solidária diante da grande crise pandêmica’, decorrente do III CONPES – Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária”, afirmou em nota a associação.
Enquanto lutava contra um câncer agressivo, no IV CONPES em 2024, ela fez a apresentação do conferencista Michael Löwy e, em agosto de 2025, Marilene participou da live comemorativa dos 20 anos da ABPES. “Transmitimos nossos sentimentos à família e o nosso agradecimento sincero à querida Marilene por todos esses anos de afetuoso companheirismo que prosseguirão em nossa memória”, afirmou a ABPES em nota.
Fuente de esta noticia: https://www.bemparana.com.br/noticias/parana/morte-de-professora-da-utfpr-gera-comocao/
************************************************************************************************************
También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: Telegram Prensa Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: https://t.me/prensamercosur Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://www.whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1W
