Generic selectors
Busca exacta
Busca Simples
Buscar todo
Post Type Selectors
Filter by Categories
DIRECTORES Y REPRESENTANTES
Enlace Iberoamericano
Enlace Sudamericano
EVENTOS
Podcast
RADIO
TOP 10 Music
Dom. Nov 24th, 2024
Comparta nuestras noticias

Pesquisadores liderados por Jef Boeke, do centro médico Langone, da Universidade de Nova York, em parceria com cientistas europeus, desenvolveram o primeiro cromossomo totalmente fabricado em laboratório. Trata-se de uma cópia artificial do cromossomo da levedura Saccharomyces cerevisiae, fungo unicelular utilizado na fabricação de etanol, pão e cerveja.
A proposta, segundo os cientistas, é modificar geneticamente as leveduras para capacitá-las a fazer muito mais do que fermentar massas ou secretar álcool. Microrganismos transgênicos já são usados na indústria para produção de insulina e drogas antimaláricas, por exemplo. Entretanto, pesquisadores acreditam que é possível usá-las para produzir substâncias ainda mais complexas. “Nossa meta é sintetizar os 16 cromossomos da levedura nos próximos quatro anos”, afirma Boeke, que trabalha no projeto há sete anos.
A descoberta tem potencial para que a ciência alce voos ainda mais altos, como a reconstrução de genomas inteiros de organismos complexos, a exemplo dos animais. A divisão fundamental entre seres vivos é a que existe entre procariotas (bactérias e arqueas) e eucariotas (todos os demais, incluindo os humanos). A produção de um cromossomo sintético é especialmente importante porque, evolutivamente, as leveduras estão do mesmo lado que o homem. A Saccharomyces cerevisiae tem aproximadamente 6 mil genes, dos quais, um terço é compartilhado com os seres humanos.
Fonte: Science, abril de 2014
Colaboración Cesar Polit

Comparta nuestras noticias
Contacto
Envíe vía WhatsApp
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
×