:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/e/A/aMG8utS1aOObaDpBPiYw/whatsapp-image-2025-10-02-at-11.17.04.jpeg)
A Abu Dhabi Future Energy Company (Masdar) firmou parceria com a Elite Agro Holding para lançar o primeiro projeto de energia solar fotovoltaica aplicada à agricultura (AgriPV) no Oriente Médio e Norte da África.
O anúncio foi feito durante a Semana de Sustentabilidade de Abu Dhabi, evento organizado pela Masdar.
Instalado na fazenda Al Foah, da Elite Agro, em Al Ain, o projeto deve funcionar como modelo replicável para a integração entre agricultura sustentável e energia renovável na região.
A iniciativa combina painéis solares e estufas, permitindo que a mesma área seja usada para gerar energia limpa e cultivar alimentos, com maior eficiência no uso de recursos — ponto considerado estratégico em regiões com pouca terra arável e alta demanda energética. A sombra dos painéis também pode reduzir o estresse térmico e hídrico nas plantas, com potencial para aumentar a produtividade e diminuir a necessidade de irrigação.
O projeto reforça metas da Estratégia de Energia 2050 e do plano de emissões líquidas zero até 2050, ao ampliar o uso de energia limpa e ganhos de eficiência. A iniciativa também se alinha à Estratégia Nacional de Segurança Alimentar 2051, ao apoiar a produção local sustentável por meio de tecnologias agrícolas.
“Esse projeto pioneiro vai mostrar como energia limpa e agricultura podem avançar juntas, tornando os sistemas alimentares mais resilientes e reforçando a segurança alimentar e energética”, disse o CEO da Masdar, Mohamed Jameel Al Ramahi. “Ao integrar tecnologia solar avançada à produção local, vamos reduzir o uso de água, aumentar a produtividade agrícola e gerar energia renovável, como parte do nosso compromisso com inovação, resiliência e um futuro mais verde para os Emirados e além.”
O CEO da Elite Agro Holding, Maurizio Terazzi, afirmou que a parceria com a Masdar representa um passo importante para apoiar a forma como a agricultura é praticada em regiões áridas e semiáridas. “Ao integrar produção agrícola e geração de energia limpa, mostramos que segurança alimentar e transição energética não são objetivos paralelos, mas soluções interligadas.”
Terazzi acrescentou que o projeto-piloto na fazenda Al Foah foi desenhado para gerar resultados mensuráveis, com ganhos em eficiência no uso de água e desempenho das lavouras, além de otimização do uso da terra e maior resiliência energética.
Adaptado às condições dos Emirados, o projeto deve servir de referência para agricultura sustentável e energia em climas áridos, ao gerar dados sobre impactos técnicos, econômicos e agrícolas da tecnologia para futuras iniciativas em maior escala.
A Elite Agro Holding atua no setor agroalimentar com soluções que vão de agricultura sustentável e tecnologia para o campo até processamento, distribuição e comércio de alimentos. A empresa, sediada em Abu Dhabi, opera em países do Conselho de Cooperação do Golfo, na Sérvia, em Marrocos, na Mauritânia e na Etiópia.
Agência de Notícias dos Emirados
Fuente de esta noticia: https://www.diplomaciabusiness.com/masdar-e-elite-agro-vao-lancar-primeiro-projeto-agricola-de-energia-solar-do-oriente-medio-e-norte-da-africa/
También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: https://t.me/prensamercosur Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://www.whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1W
