
No dia 8 de janeiro de 2026, o Equador foi eleito por aclamação como Vice-Presidente do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas para o ano de 2026, representando o Grupo da América Latina e do Caribe (GRULAC). A escolha por consenso reflete o reconhecimento regional e internacional do papel do país no fortalecimento da agenda global de direitos humanos.
A eleição do Equador para a vice-presidência do órgão reforça sua presença diplomática no sistema multilateral da ONU e amplia sua capacidade de influência nos debates e decisões relacionadas à promoção e à proteção dos direitos humanos em âmbito global. O Conselho de Direitos Humanos é um dos principais fóruns internacionais dedicados ao tema, responsável por discutir violações, formular recomendações e supervisionar mecanismos internacionais de proteção.
Ao assumir o cargo, o Equador passa a integrar a mesa diretora do Conselho, contribuindo diretamente para a condução dos trabalhos ao longo de 2026. A nomeação também destaca o papel do GRULAC na governança multilateral e reafirma o compromisso da região com os princípios do diálogo, da cooperação internacional e do respeito aos direitos fundamentais.
*É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Diplomacia Business
Fuente de esta noticia: https://www.diplomaciabusiness.com/equador-e-eleito-por-aclamacao-vice-presidente-do-conselho-de-direitos-humanos-da-onu/
También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: https://t.me/prensamercosur Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://www.whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1W
