
O verão chega trazendo dias quentes e muitas opções de lazer, inclusive para quem quer ir além das praias. O litoral paranaense conta com muitos encantos, com destaque para passeios em áreas preservadas de Mata Atlântica. Seja trilha ou passeio histórico, o Curitiba Cult separou cinco dicas para aproveitar o Verão Maior Paraná 2026 ao máximo!
Cachoeiras em Morretes
foto: Reprodução
O litoral não é só praia! Em Morretes, há várias opções de cachoeiras para quem gosta de natureza e se refrescar nas quedas d’água. O Salto do Sagrado é uma das mais conhecidas, com uma queda de 32 metros. Ela fica em um espaço preservado aberto todos os dias das 9h às 17h, com entrada a R$ 20. Uma trilha de 15 minutos leva à cachoeira Salto do Sagrado. Outra famosa é a Cachoeira do Jajá, também aberta todos os dias, das 8h às 17h, e que conta com três pequenas quedas. A entrada no local é R$ 20 e tem uma trilha fácil.
Centro histórico de Antonina

foto: Prefeitura de Antonina
Os fãs de história podem aproveitar um passeio por Antonina. O Centro da cidade tem diversos edifícios com características do período colonial e até art-deco. Espaços como o trapiche, com uma vista da cidade, e o Theatro Municipal, construído em 1933, encantam quem visita o local. A Estação Ferroviária é uma atração à parte: a construção centenária resgata a fase áurea do comércio de mate no Paraná.
Natureza no Parque Saint-Hilaire/Lange

foto: Rubens Matsushita
Preservando a Mata Atlântica, o Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange também pode ser visitado. Localizado na Serra da Prata, em Matinhos, o espaço é conhecido por quem gosta de trilhas e corridas. O turismo de natureza valoriza a conservação de um dos mais variados biomas brasileiros, e esse contato da população com a fauna e flora de forma responsável é destaque do parque. Mais informações no Instagram.
Ecoturismo em Pontal do Paraná

foto: Prefeitura de Pontal do Paraná
Pontal do Paraná tem diversas opções como caminhadas e pedaladas na natureza. Há, por exemplo, o Circuito Brisa do Mar, que passa da orla até a restinga, ou ainda o Circuito Ilha do Maciel, caminhando na Mata Atlântica em uma comunidade pesqueira. O Circuito Ecocultural Guaraguaçu destaca a biodiversidade local, começando de barco pelo rio e andando na trilha da Estrada Ecológica do Guaraguaçu. Mais informações no Instagram.
Trilhas e mirantes na Ilha do Mel

Foto: Daniel Castellano
A visita à Ilha do Mel é feita a pé, o que dá ainda mais destaque às trilhas do local. Para atravessar de um lado ao outro ou curtir diferentes praias, a maioria dos caminhos é de trilhas de areia ou terra. O acesso ao farol, com uma vista inesquecível do litoral paranaense, tem trilha pavimentada. Também há o aluguel de bicicletas, boa para a trilha de 5 km que liga as vilas e chega de Nova Brasília até a Gruta Encantadas. Há percursos menores de 650 metros, por exemplo.
Verão Maior Paraná
A programação do Verão Maior Paraná 2026 é totalmente gratuita e promovida pelo Governo do Paraná. Centenas de atividades estão na programação, como shows internacionais, nacionais e de artistas do estado, atividades culturais e esportivas e ações educativas. Exposições, oficinas criativas, brincadeiras e ações lúdicas também movimentam o litoral. Confira a programação completa no site.
SERVIÇO – VERÃO MAIOR PARANÁ 2026
Quando: de 18 de dezembro de 2025 a 08 de fevereiro de 2026
Onde: litoral do Paraná
Quanto: programação inteiramente gratuita
Informações: no site oficial do evento
Publicado por: Brunow Camman
Fuente de esta noticia: https://curitibacult.com.br/litoral-do-parana-alem-da-praia-5-passeios-pra-viver-o-dia-inteiro/
También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: https://t.me/prensamercosur Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://www.whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1W
