
A economia da Coreia do Sul cresceu 1% em 2025, impulsionada por exportações fortes, mas registrou queda no quarto trimestre, em meio à retração do setor de construção, segundo dados divulgados pelo Banco da Coreia.
O Produto Interno Bruto (PIB) real do país em 2025 ficou em linha com a projeção anterior da autoridade monetária, mas desacelerou em relação a 2024, quando a economia avançou 2%, de acordo com números preliminares do banco central.
A agência Yonhap afirmou que o desempenho representa o crescimento mais fraco desde 2020, ano em que a economia encolheu 0,7% com o impacto da pandemia de Covid-19, e ficou abaixo do potencial de crescimento estimado em cerca de 1,8%.
No período de outubro a dezembro, a economia sul-coreana contraiu 0,3% em relação ao trimestre anterior, marcando a primeira queda em seis meses e o pior resultado trimestral desde o último trimestre de 2022. O Banco da Coreia previa crescimento de 0,2% no período.
Na comparação anual, o PIB avançou 1,5% no quarto trimestre, abaixo dos 1,8% registrados no trimestre anterior.
A economia já havia recuado 0,2% no primeiro trimestre, também na comparação trimestral, mas se recuperou no segundo e no terceiro, com altas de 0,7% e 1,3%, respectivamente. O avanço foi sustentado por medidas de estímulo do governo e pelo desempenho das exportações, especialmente no setor de semicondutores.
Agência de Notícias dos Emirados
Fuente de esta noticia: https://www.diplomaciabusiness.com/economia-da-coreia-do-sul-cresce-em-2025-puxada-por-exportacoes/
También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: https://t.me/prensamercosur Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://www.whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1W
