
O Brasil anunciou nesta quarta-feira a criação de um grupo de trabalho para planejar a infraestrutura necessária para a instalação de reatores nucleares em todo o país, em um esforço para diversificar a matriz energética e ampliar a oferta de fontes de energia de baixa emissão, informou o Ministério de Minas e Energia.
A iniciativa concentra-se particularmente na adoção de reatores pequenos e modulares e microrreatores que podem ser instalados em terra.
O grupo técnico será coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e terá 180 dias para concluir seus trabalhos, após os quais será apresentado um documento técnico que descreve os principais desafios e oportunidades relacionados à infraestrutura nacional para reatores nucleares.
A análise incluirá aspectos tecnológicos, institucionais, regulatórios e ambientais, com o objetivo de fornecer uma avaliação abrangente para subsidiar futuras decisões de políticas públicas no setor. O grupo será composto por representantes de diversos ministérios, agências e entidades do governo brasileiro, bem como de instituições dos setores nuclear e energético, com o objetivo de promover ações coordenadas entre as diferentes áreas envolvidas.
Segundo o comunicado, a medida faz parte dos esforços do governo brasileiro para fortalecer o planejamento energético de longo prazo e promover a diversificação da matriz energética, em um contexto de crescente demanda por fontes de energia estáveis e de baixa emissão.
Um dos objetivos é propor melhorias para o Programa Nuclear Brasileiro e monitorar o planejamento e a implementação de iniciativas conjuntas voltadas ao fortalecimento e desenvolvimento do programa no país.
Fonte: XINHUA Português
Fuente de esta noticia: https://brasiliainfoco.com/brasil-anuncia-criacao-de-grupo-de-trabalho-para-planejar-instalacao-de-reatores-nucleares/
************************************************************************************************************
También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: Telegram Prensa Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: https://t.me/prensamercosur Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://www.whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1W
