
O número de resgates por afogamentos no Litoral do Paraná, desde o início da temporada em 20 e dezembro de 2025, já soma 270. Destes, três vítimas morreram, uma delas no dia 31 de dezembro. As informações são da porta voz do Corpo de Bombeiros Capitã Debora e foram repassada ao Bem Paraná nesta manhã de sexta, 2 de janeiro. Os dois últimos resgastes foram feitos no mar do município de Pontal do Paraná.
Nesta quinta, 1º de janeiro, um adolescente de 17 anos, perdeu a vida no balneário Ipanema. Já à tarde, um homem, de 46 anos, e um menino, de 11 anos, se afogaram na praia de Pontal do Sul, ambos no município de Pontal do Paraná, no Litoral do Estado.
O adolescente de 17 anos é o retrato do perfil da maioria das vítimas de afogamento no litoral do Paraná neste ano. Indivíduos do sexo masculino adolescente ou homens jovens. Neste primeiro balanço, foram ainda contabilizadas 52 mil orientações e 17 mil advertência a banhistas.
Segundo as informações do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CCMPR), o homem era tio do adolescente que infelizmente acabou morrendo. O caso foi na tarde desta quinta, 1º de janeiro. Pela manhã, um adolescente de 17 anos, também perdeu a vida em Pontal, mas no balneário Ipanema.
Três vítimas se afogam no mar em situações distintas nesta quinta
Segundo relatos, o primeiro afogamento foi por volta da 7 horas desta quinta, quando um adolescente de 17 anos, morador de São José dos Pinhais, estava acompanhado de três colegas e utilizava uma pranchinha. Ao não conseguir retornar para a areia, soltou a prancha e afundou por cerca de 20 minutos.
A vítima foi retirada da água pelos guarda-vidas, que realizaram manobras de reanimação por uma hora. Apesar dos esforços da equipe, a vítimas veio a óbito.
Na parte da tarde, um outro afogamento também em Pontal do Paraná terminou com uma vítima morta. De acordo com o CBMPR, as vítimas deste caso eram tio e sobrinho. Ainda conforme os relatos iniciais, outras três pessoas que também estavam em dificuldade conseguiram sair da água com o auxílio de surfistas que presenciaram a situação e prestaram ajuda imediata.
Quando a equipe de resgate chegou o homem de 46 anos já estava submerso. Ele foi localizado e retirado da água após cerca de 30 minutos.
Os bombeiros militares, com apoio da equipe aeromédica, realizaram manobras de reanimação cardiopulmonar por aproximadamente uma hora, sem sucesso. O óbito foi constatado ainda no local.
O menino de 11 anos foi resgatado consciente, recebeu atendimento no local e não apresentava risco imediato, segundo os socorristas.
Mais cedo, por volta das 7 horas, o um adolescente de 17 anos, se afogou no balneário Ipanema, em Pontal do Paraná.
Procedimentos de Emergência para banhistas surpresos por corrente de retorno
- Mantenha a calma: O pânico é o maior perigo, pois consome energia e prejudica o julgamento. Respire fundo e tente relaxar, concentrando-se nos passos a seguir.
- Nade paralelamente à praia: A maioria das correntes de retorno são estreitas. Nade lateralmente, na direção da arrebentação (onde as ondas estão quebrando), até sentir que saiu da área de repuxo. Você saberá que escapou quando conseguir nadar em direção à costa com mais facilidade ou sentir a força das ondas te empurrando de volta.
- Boie e peça ajuda: Se você não conseguir nadar para o lado ou se sentir muito cansado, flutue e conserve energia. Levante um dos braços e grite por socorro para chamar a atenção dos guarda-vidas ou de outras pessoas na praia.
- Não nade em direção ao fundo: Lembre-se, a corrente de retorno não te puxa para o fundo, ela te arrasta para longe da praia. O perigo está em ser levado para mar aberto, não submerso.
Dicas de Prevenção
A melhor forma de lidar com uma corrente de retorno é evitá-la:
- Sempre nade em áreas supervisionadas por salva-vidas e dentro das zonas demarcadas por bandeiras vermelhas e amarelas.
- Aprenda a identificar uma corrente de retorno antes de entrar na água: elas geralmente parecem um canal de água agitada, mais escura, e onde as ondas não estão quebrando.
- Nunca nade sozinho.
Fuente de esta noticia: https://www.bemparana.com.br/noticias/parana/afogamentos-parana-temporada-mortes/
************************************************************************************************************
También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: Telegram Prensa Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: https://t.me/prensamercosur Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://www.whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1W
