
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), soma R$ 5 bilhões de investimentos em grandes obras em andamento. Somente em 2025 foram executados cerca de R$ 1,5 bilhão.
Os investimentos ocorrem em todas as regiões do Estado. No Litoral, por exemplo, foram contratadas obras que se complementam: a duplicação em concreto da PR-412 entre Matinhos e Praia de Leste (localidade de Pontal do Paraná) e a recém-assinada duplicação da PR-412 entre Guaratuba e a divisa com Santa Catarina.
Também há o Eixo Central de rodovias estaduais: a duplicação em concreto da PRC-466 de Pitanga a Turvo, e de Turvo a Palmeirinha (distrito de Guarapuava); e a restauração em concreto da PRC-466 de Manoel Ribas e Pitanga, e a restauração em concreto das PRC-487 e PR-460 de Nova Tebas a Pitanga. Estas duas últimas utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é aproveitado como base para uma nova pista de pavimento rígido de concreto.
Outras obras incluem o whitetopping da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira, a pavimentação da PR-239 entre Mato Rico e Roncador, o lote 2 do Contorno Noroeste de Pato Branco, a pavimentação da PR-574 e PR-575 entre Cafelândia e Tupãssi, a nova ponte sobre o Rio Ivaí entre São Carlos do Ivaí e Japurá, o novo trevo da PR-160 em Cornélio Procópio, e o remanescente da duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu.
Continuaram em andamento neste ano a construção da Ponte de Guaratuba, a duplicação da Rodovia das Cataratas em Foz do Iguaçu, a duplicação em concreto da PRC-466 entre Guarapuava e Palmeirinha, a restauração das PR-180 e PR-281 entre Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, a pavimentação da PR-990 em Rebouças, a pavimentação da PR-092 em Doutor Ulysses, o novo Trevo do Catuaí em Maringá, a duplicação da PR-317 em Toledo, e a pavimentação da estrada entre Ramilândia e Santa Helena.
O DER/PR também formalizou a contratação da elaboração do anteprojeto de duplicação da PR-151 em Ponta Grossa, projeto de restauração e ampliação da PR-218 entre Paranavaí e Amaporã, e da restauração e ampliação da PRC-158 entre Vitorino e a divisa com Santa Catarina. São iniciativas que futuramente darão origem a novas obras.
Fuente de esta noticia: https://www.bemparana.com.br/noticias/parana/parana-soma-r-15-bilhao-de-investimento-executado-em-obras-rodoviarias-so-neste-ano/
************************************************************************************************************
También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: Telegram Prensa Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1También estamos en Telegram como @prensamercosur, únete aquí: https://t.me/prensamercosur Mercosur
Recibe información al instante en tu celular. Únete al Canal del Diario Prensa Mercosur en WhatsApp a través del siguiente link: https://www.whatsapp.com/channel/0029VaNRx00ATRSnVrqEHu1W
