A USP (Universidade de São Paulo) foi indicada como uma das 60 universidades com melhor reputação do mundo pelo ranking global THE (Times Higher Education). A universidade — única do Brasil que figura entre as 100 mais respeitadas do mundo — passou do grupo de 81º a 90º lugar em 2014 para o grupo de 51º a 60º lugar.
Nas primeiras colocações estão a Universidade Harvard (EUA), a Universidade de Cambridge (Reino Unido), a Universidade de Oxford (Reino Unido), o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) e a Universidade Stanford (EUA).
Completam o top 10, a Universidade da California, a Universidade de Princeton, a Universidade de Yale, o Caltech (California Institute of Technology) e a Universidade de Columbia (todas americanas).
“Essa melhora resulta do reconhecimento progressivo da qualidade da USP, assim como do avanço real da qualidade da pesquisa e da contribuição de nossa Universidade para a sociedade, na forma de educação e geração de conhecimento, e do maior trânsito internacional dos pesquisadores e egressos”, destaca o reitor Marco Antonio Zago, em nota.
Para o editor do ranking, Phil Baty, “é ótimo ver a USP subindo na classificação. Ter apenas uma universidade entre a elite global é vital para São Paulo e para o Brasil como um todo: a referência nacional pode ajudar a atrair e reter talentos, o que beneficiará o país inteiro”.
Esta é a 5ª edição das 100 mais prestigiadas universidades do mundo. O ranking considera a opinião de 10 mil acadêmicos de vários países, que citam uma lista de instituições que se destacam em suas áreas de atuação.
- La nieta de Elvis Presley presentó una demanda para paralizar la subasta de la mansión Graceland - 21 de mayo de 2024
- Abinader insta a gran pacto nacional en República Dominicana - 21 de mayo de 2024
- Asamblea General reconoce mayor participación de Palestina en la ONU - 10 de mayo de 2024